Muitas vezes, os responsáveis pela logística estão satisfeitos com apenas uma transportadora até passarem por apuros. Outras vezes, eles não estão felizes mas também não sabem como melhorar isso. Fato é que, com uma margem de lucro muitas vezes pequena, perder vendas ou clientes por causa de mau desempenho das transportadoras, definitivamente, não está nos planos. Soma-se a isso os gastos com frete, que quase sempre são impactantes, principalmente para uma loja virtual, podendo até ser o fator que define seu sucesso ou fracasso.
Fica claro que, mais cedo ou mais tarde, todos que trabalham com transportadoras precisarão saber lidar com essa situação. Mas a grande dúvida que fica é: o que levar em conta na hora de contratar transportadora? Saiba mais com o nosso post de hoje!
O que considerar na hora de contratar a transportadora ideal para sua empresa?
Principalmente na questão de custos de frete, mas também sendo fundamental no caso de cargas especiais, prazos melhores, regiões atendidas e confiabilidade, a escolha de um bom mix de transportadoras — como podemos chamar quando existem várias transportadoras trabalhando em conjunto para uma loja — é de suma importância e faz total diferença nas receitas no fim do mês.
Nesse sentido, existem alguns aspectos que precisam ser considerados na hora de fazer a escolha de quais fornecedores de transporte se tornarão seus parceiros de negócio. Dentre eles:
Cálculo do frete
Na hora de escolher uma nova transportadora, o responsável pela logística deve estar atento não só com a questão do preço, mas com muitos outros fatores. Para começar, o cálculo do frete é feito de forma totalmente diferente em cada uma das transportadoras.
Sendo assim, vale a pena verificar quais variáveis são utilizadas no cálculo e como elas impactam no valor final. Para isso, é necessário entender a tabela de frete usada para se chegar ao valor.
Cobrança de taxas
Outro ponto de destaque são taxas (generalidades) cobradas após o cálculo do custo bruto de frete. Elas variam de transportadora para transportadora e não há padronização.
Dentre algumas que são incluídas na cobrança, podemos citar:
- taxa de carregamento;
- taxa de dificuldade na entrega;
- frete mínimo;
- taxa de reentrega.
Abrangência
Além disso, deve-se olhar para a abrangência desejada: nem todas as transportadoras atendem a todos os destinos. Pelo contrário: muitas delas são regionais, sendo muitas vezes mais interessante economicamente possuir transportadoras diferentes para regiões distintas.
Portanto, uma opção é levantar quais são as regiões que necessitam de atendimento e verificar quais transportadoras são mais atuantes e com melhor nível de serviço nessas áreas.
Restrições de envio
Por último, podemos destacar as restrições. Mercadorias muito grandes, muito pesadas ou frágeis não são transportadas por todas as transportadoras e podem requerer algum provedor logístico diferenciado.
Isso sem falar de volume mínimo mensal, que acaba impedindo muitos pequenos comerciantes de conseguir novas transportadoras.
Dicas para aprimorar o processo de seleção
Além de observar os pontos citados anteriormente, existem alguns cuidados que podem — e devem — ser tomados ao iniciar um processo de seleção para contratar transportadora. Veja nossas dicas:
1. Procure referências das empresas
Antes mesmo de iniciar as cotações, procure saber quais são as transportadoras mais usadas por outras empresas, de preferência do mesmo ramo de atuação. A princípio, isso ajuda a criar uma lista de fornecedores que conhecem as particularidades do seu nicho de mercado e conseguem entregar um atendimento de qualidade.
Veja se é possível entrar em contato com os gestores dessas empresas e solicite referências sobre o serviço que é prestado por essas transportadoras. Além disso, faça pesquisas na internet e busque as opiniões que são publicadas — tanto de quem contrata, quanto dos clientes finais (que percebem melhor o atendimento).
2. Veja como a empresa se comunica
Durante essa fase de contato e aproximação, perceba como é o atendimento e se ele possui eficiência. A demora em responder aos e-mails, retornar telefonemas e tirar dúvidas pode ser um grande sinal de problemas de qualidade no relacionamento.
Se a empresa já apresenta problemas na etapa em que deveria conquistar seu negócio como cliente, imagine como será depois que o negócio for garantido.
3. Analise os preços
A grande maioria dos gestores considera que o fator “preço” é um dos mais importantes na hora de fechar uma negociação. Entretanto, ele não deve ser considerado isoladamente, já que possui relação com a qualidade do serviço.
É claro que nem sempre o maior preço é sinônimo de excelência nas operações, da mesma forma que valores inferiores não representam baixa qualidade. Entretanto, desconfie de fretes muito baratos e veja se a empresa consegue apresentar algum diferencial que justifique a cobrança mais cara do que os concorrentes.
4. Verifique a composição da frota
Nem sempre esse aspecto entra na lista de fatores que precisam ser verificados durante a negociação. Contudo, ele é fundamental para avaliar o cuidado que a empresa possui com a frota, principalmente o objetivo de contar com veículos mais novos — que estão menos propensos a apresentar problemas mecânicos e prejudicar o envio dos pedidos.
Sendo assim, o ideal é verificar quantos veículos compõem a frota, qual é a marca e modelo, o ano de fabricação, estado de conservação e quais são as rotinas de manutenção adotadas pela empresa.
5. Veja se a empresa possui certificações
A certificação é um processo pelo qual uma entidade verifica se a empresa em questão atende às normas técnicas requeridas. Para que ela seja alcançada, é necessário aplicar melhorias nos processos e passar por auditorias, até que se ateste que os requisitos são cumpridos.
Possuir uma certificação — como no caso da ISO 9001, por exemplo — não é sinônimo de qualidade e excelência nas operações, mas significa que o negócio está empenhado em aprimorar seus métodos de trabalho, alcançar mais eficiência e satisfazer as necessidades dos clientes.
Isso não quer dizer que esse seja um requisito indispensável para contratar transportadora, mas pode ser considerado um diferencial na hora de tomar a decisão.
6. Veja se a transportadora investe em tecnologia
Esse é um ponto que precisa de atenção. Investir em tecnologia é um meio de modernizar as operações e fazer com que os processos sejam mais confiáveis, ágeis e produtivos.
Vale lembrar que a adoção de sistemas de informação proporciona diversos benefícios como redução de custos, melhora na qualidade e segurança dos dados, redução de erros e necessidades de trabalhos, aumento da produtividade e ajuda na tomada de decisão, por exemplo.
Portanto, contratar transportadora que possui atividades automatizadas ajuda a garantir que os processos serão mais organizados e que a troca de informações será mais simples e rápida — fazendo com que o gestor acompanhe as operações em tempo real e consiga tomar decisões mais precisas e ágeis.
Por que esse cuidado para contratar transportadora é tão importante
Apesar de o transporte terceirizado ser um processo externo e a gestão não estar centralizada na sua empresa, é preciso acompanhar de perto o andamento das atividades e buscar garantir o melhor atendimento possível.
Isso é extremamente importante, já que é a transportadora que faz a ligação entre a sua empresa e o seu cliente final. Ou seja, mesmo que você garanta a qualidade dos seus processos, se o transporte não for bem planejado, pode causar a insatisfação dos consumidores e criar uma imagem negativa do seu negócio no mercado.
É por esse motivo que o planejamento de contratações é fundamental e a elaboração de requisitos mínimos ajuda a garantir que os melhores fornecedores serão contratados para atender o seu negócio.
Por que a variedade de fornecedores é essencial para uma gestão eficaz
A ideia por trás de um mix não é ter o maior número possível de transportadoras como opção — isso sobrecarregaria a logística da loja e seria quase impossível de administrar, já que existem mais de 8 mil transportadoras no Brasil!.
O objetivo aqui é alcançar a otimização. Não existe um número perfeito de transportadoras que deve-se contratar para ter uma operação ideal. Isso varia muito de empresa para empresa e o correto é sempre acompanhar de perto o desempenho de suas entregas (medindo o nível de qualidade do serviço), nos valores cobrados e sempre de olho no mercado em busca de novas e melhores opções.
Como a tecnologia pode se tornar uma grande aliada
Atualmente, existem softwares e consultorias que vieram para ajudar quem precisa enviar mercadorias, sejam pequenos e-commerces ou gigantes do mundo B2B. Tais empresas são capazes de gerir parte ou todo o processo, desde a escolha da melhor opção para compor seu mix (com o devido estudo de caso), até a gestão de todo processo de entrega: antes, durante e depois.
Esse processo passa pela otimização do custo de frete para cada entrega com o sistema de cotação, painéis para acompanhamento do desempenho e nível de qualidade das transportadoras, e até reconciliação de frete (verificação do cobrado pela transportadora e o calculado pela loja, em busca de divergências e seus motivos).
Em mercados cada vez mais competitivos, planejar e estruturar o processo de seleção é fundamental para garantir boas parcerias de negócio. Sendo assim, é preciso ter cuidado ao contratar transportadora, além da sensibilidade de entender quando é necessário trocar de fornecedor e ir em busca de um atendimento com maior qualidade.
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Fonte: https://www.intelipost.com.br/blog/como-contratar-a-transportadora-certa-para-sua-loja/
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